quinta-feira, 16 de abril de 2020

O que nos espera ... Covid-19

Esta nota tem por objectivo proporcionar informação básica para se perceber o que está em causa, a cada momento. Constitui um assunto complexo e antecipa-se que não será de fácil leitura. Todavia, pensa-se que poderá ser de utilidade para alguns. As unidades estruturais das cadeias DNA e RNA estão representadas na Fig.1.
Fig.1 -Cadeia DNA (associada a células normais) e RNA (a vírus)
A cadeia DNA (Ácido desoxiribonucleico) é formada por uma dupla hélice , constituída pelas unidades fundamentais:citosina, guanina, adenina, timina), enquanto que O RNA (Ácido ribonucleico) tem uma estrutura simples, com uma unidade diferenciada (uracilo). Cada uma destas unidades é constituída por diferentes grupos químicos (O, NH, ...) convenientemente agrupados.  O Prémio Nobel de Medicina de 1962 contemplou três laureados: James WatsonFrancis Crick e Maurice Wilkins. Existe uma polémica, baseada numa célebre Foto 51(aqui referida de passagem), que possibilitou a determinação da estrutura em dupla hélice. A questão dos cientistas consiste em saber como este vírus Covid-2 se infiltra, rompe a estrutura celular, se reproduz e em última análise como poderá ser aniquilado.  Muitas perguntas, ainda sem resposta. O funcionamento da maquinaria científica custa muito dinheiro, não acessível a países remediados. O número referido pela representante da Jensen - Portugal, envolve 300 milhões de euro! Isto para uma farmacêutica de média dimensão. Também referiu que o tempo médio de introdução de uma vacina demora cerca de 7 anos. Por isso, o tempo urge!

Foto-51-Autoria:Grupo de Rosalind Franklin

O genoma do vírus Covid-2 foi cedido pela China aos investigadores, encurtando substancialmente o caminho para a descoberta de uma nova vacina. É a fase de estudo e de espera, neste caso tempo infinito, até à descoberta de uma vacina eficaz levada a cabo por muitos laboratórios e indústrias farmacêuticas, a nível mundial. O Snr. Trump põe a tónica numa base política: vírus chinês, dados escondidos, ...ataques aos povos amigos (UE), suspensão de contributos à OMS, procurando esconder a sua própria incompetência. A Humanidade precisa duma vacina eficaz. Dos Trumps, Bolsonaros e outros que tais nada se espera. Porém, a Humanidade já passou por outros apertos, e em muitos casos os EUA souberam responder com elevação de espírito. O nacionalismo parolo do Trump conseguiu fazer olhar o mundo humanista (mundial) , relativo aos EUA,  sob um prisma do descrédito e, se não muda de rumo, com profundo desdém. Vejam só, mobiliza  cerca de 7 triliões de euro para dinamizar os EUA e suspende pagamento À OMS! É o que,com propriedade, se pode dizer vingança do chinês.


Feito este pequeno aparte, o que se poderá inferir sobre os dias de amanhã?

A esperança, certamente irá surgir, de um esforço colectivo. De matemáticos, biólogos, médicos,farmacêuticas, do simples cidadão e de políticos sérios. De toda a gente com carácter humanista e não de peseteros sem escrúpulos e de políticos inconsequentes.

Para além dos números e dos gráficos, é necessário prever o advir mais ou menos próximo. Refere-se aqui, a informação de acesso livre durante a pandemia Covid-2, do EL PAÍS (Espanha). Carregue em : Após a tormenta! .O El País é um jornal de grande divulgação ,de meios económicos poderosos e de  acesso a fontes variadas. Permite observar o que se passa nas zonas fronteiriças, em particular a Galiza e a província de Leon , que podem afectar a zona fronteiriça do Nordeste.


Fig.3 - Mapa de Espanha com Covid-19 (Galiza com 7873 Infectados;Leon 14380 :15/04/2020)
Por enquanto, repete-se que o melhor melhor método e único é limitar a propagação do vírus por:

CONFINAMENTO, DISTÂNCIA SOCIAL e a protecção adicional da MÁSCARA.

O tempo é de resistência e para quem preze a sua vida e a dos outros, é imperativo cumprir. Deixa-se uma mensagem de esperança da Catedral de Milão, com a dignidade e porte pessoal do cantor .[Carregue aqui] André Bocelli para ouvir (ou no sítio abaixo)



Ainda vem longe o tempo da vida normal, onde a Itália mostrava as suas obras de arte, sem qualquer receio, para os turistas visitantes, até na visão fantasiosa de qualquer artista segurando a torre inclinada de Pisa.Mas esse hora, ainda irá chegar nos nossos dias.
Torre inclinada de Pisa, na visão fantasiosa dum fotógrafo.

Até lá, teremos de seguir com atenção os números, que  nos darão confiança completa no porvir quando o número de infectados - com testes universais Teste...Teste...Teste ! nos der a garantia de que já não há infectados (ou próximos do zero). Só aí se poderá transitar para uma vida normal.



Sem comentários:

Enviar um comentário