terça-feira, 24 de dezembro de 2024
Feliz Natal 2024
BOM ANO NOVO -2025
Que os deuses nos sejam favoráveis!
![]() |
Vitral da Natividade Na Idade Média eram poucos os que sabiam ler. |
A Igreja recorria a artesãos que transmitiam através do vitral a mensagem dos Evangelhos e figuras bíblicas. Estes artesãos eram exímios na mistura de cores que associadas ao vidro produziam estas obras de arte. Os vitrais só muito tardiamente entraram, enquanto materiais de estudo, nos programas universitários.
domingo, 22 de dezembro de 2024
sexta-feira, 29 de novembro de 2024
Turmalina - Seixo
Turmalina negra
Turmalina
Este texto será o último desta série, onde se procurou apresentar alguma informação sobre rochas e cristais, facilmente observáveis na natureza, neste espaço geográfico. A rocha correspondente à imagem em baixo, esteve exposta ao público durante anos, apenas a curiosidade humana não a pôs em evidência, passando despercebida. Nunca é tarde, para observar a magnífica natureza das coisas.
![]() |
Fig.1 - Quartzo com Turmalina negra . |
Três cristais de turmalina (de cor negra) estão indicados na foto. A zona elíptica contém um grande número desses cristais, representados na mancha negra observada. A sua composição química é muito complexa e a composição exacta desta amostra requer laboratórios especializados. De um modo geral, a composição química da TURMALINA pode ser representada por :
A turmalina negra é muito rica em Na (sódio), sendo a coloração dependente da composição química de cada amostra.[Aproveite-se para rever os elementos da tabela periódica (Li-lítio, Bo - boro, Al-aluminio,Mg-magnésio, Fe-ferro,Si-silício, ...]. A presença de determinados elementos confere a cor à turmalina , que pode apresentar-se com uma variedade de cores constituindo a perdição dos amantes de gemas.
Fig. 2 - Variedades coloridas de Turmalina (lapidadas) |
Em tempos de leão dominador, a cor da turmalina verde é associada ao elemento crómio. Resta saber se o amorim descobriu o chackra ganhador, na velha Albion.
Os cristais de turmalina formam tipicamente longas estruturas prismáticas [Fig.1, seta nr.3]. Estes cristais são classificados como borosilicatos complexos de alumínio.
Agulha-se o leitor para a área da geologia (em inglês). Carregue sff no sítio abaixo (a azul) :
[Tourmaline | Properties, Formation, Occurrence » Geology Science]
Na introdução, a turmalina é apresentada assim:
"A TURMALINA é uma gema fascinante, conhecida pela vasta gama de cores e propriedades únicas. É um mineral cristalino composto de compostos complexos de boro - silicatos e pertence ao grupo mineral dos silicatos. A Turmalina é altamente valorizada no mundo da gemologia e adulada pela sua beleza e versatilidade".
Para concluir, referimos os achados: de um cristal perfeito de pirite, dum cristal partido (quiastolite, e ignorámos por ora, uma componente importante do território de Angueira - as águas termais do Rio Angueira. Como sempre, o desprezo continuado pela aldeia de Angueira é histórico e os mandantes não passam de pobres mandantes, sem qualquer visão que desejam apenas o seu tachinho . Voltaremos ao assunto, um dia destes.
quarta-feira, 16 de outubro de 2024
Encontro fortuito - Pedra da Cruz
Numa das pequenas deambulações pela aldeia, mas de olho em rochas, observei uma pequena pedra - conhecida dos colecionadores como Pedra da Cruz. Já me tinha cruzado com esta pedra rara na literatura dos meios colecionadores. Surpresa total. Feito o preâmbulo, vamos à descrição sumária do achado.
![]() |
Fig.1 - Pedra da Cruz (Quiastolite) |
"Significado da Pedra da Cruz - A Pedra da Cruz combate maldições, mal olhado, magia negra e inveja, elimina desavenças no lar ou local de trabalho e reduz todos os medos.
Esta pedra aumenta nossa fé e conexão com as forças da luz, facilita viagens astrais, ajuda a lembrar o propósito de nossa Alma." da Internet!
NOTA: O objectivo deste texto é claro e visa combater as crendices que por aqui e por ali circulam, sobretudo pelas feiras, onde se mistura crendice e conhecimento científico. Porém, esta rocha metamórfica tem percorrido várias sociedades e organizações desde povos antigos, passando pelos templários, até aos tempos actuais havendo um renascer do interesse da Pedra da Cruz ligado às energias do Chakra e de outras áreas. Uma delas é o seu efeito terapêutico. Assim, há vários livros que pretendem introduzir ideias e conceitos nesta base. Refere-se "A bíblia dos cristais, de Judy Hall com descrição de mais de 200 cristais.
Efeitos Terapêuticos da Pedra da Cruz
"Essa pedra dissipa ilusões e acalma o medo, ajuda a solucionar problemas, nos faz manter a fé no mundo espiritual durante doenças e traumas. Ela melhora o fluxo sanguíneo, alivia a acidez, cura gota e reumatismo e estimula a lactação em fase de amamentação. Sua energia também equilibra o sistema imunológico, ajuda a curar a paralisia, fortalecer os nervos e fortalece nosso poder de autocura de um modo geral." da Internet! Dada a potencialidade e riqueza dos minérios brasileiros, é normal que muitos destes textos provenham do Brasil.
NOTA do autor: Quando houver problemas desta índole, consulte o seu médico sff! Isto é: fie-se na virgem e não corra!
![]() |
Fig.2 -Pedra da Cruz (Imagem Internet) |
Para os interessados, deixa-se aqui uma descrição genérica da QUIASTOLITE, não se limitando a uma simples descrição [Carregue aqui sff ] QUASTOLITE (em inglês). Este mineral é conhecido como "Quiastolite" e sob o nome comum de :"Pedra da Cruz" ou Cruz de" Andaluzite", com personalidade própria e carácter distintivo, que frequentemente apresenta uma cruz, no interior da sua estrutura. É uma variedade de "Andaluzite", faz parte dos silicatos de alumínio e tem como fórmula química neutral [Aluminio:Al, Si -silício e O- oxigénio " (Al2 Si O5)". Em geral, anda associado a vários outros elementos, sódio, potássio, ferro, magnésio . . . pelo que cada amostra tem diferente percentagem destes elementos. Do citado artigo (em inglês), trata-se de um mineral metamórfico, formado em enquadramento de metamorfismo regional, em áreas de contacto de granito e xisto, envolvendo altas temperaturas e pressões. Os processo geológicos precisos carecem de estudos aprofundados, mas a formação da andaluzite anda associado a metamorfismo de rochas ricas em alumínio, como o xisto, surgindo muitas vezes em zonas vizinhas do granito (rochas ígneas).
Fig.3 - XRD (Diagrama R.X.) - Andalusite. |
Fig. x. - Andalusite com Quartzo e Muscovite. |
Em geral, a andalusite anda associada a vários cristais, entre eles o zircónio (Zi O4), que permite a datação das rochas.
sábado, 14 de setembro de 2024
QUARTZO - Cristal!
Quartzite-Mineral!
No território de Angueira é fácil encontrar cristais de quartzo relativamente bem formados. Já se referiu anteriormente que o quartzo é um dos elementos cristalinos constituintes do granito. A sua forma cristalina é facilmente identificável, e pode encontrar-se em pequenas associações (drusas), em geoides e calhaus ou seixos ( na gíria popular local). Apresenta-se nas Figs.1 e 2, exemplares de cristais de quartzo formados (drusa) e em pequenas cavidades de seixos(local original de formação).
![]() |
Fig.1 - Aglomerado de cristais(parede do forno de L. A. Preto) |
![]() |
Fig.2 - Cristais de quartzo (faces azuladas) |
![]() |
Fig.3 -Estrutura espacial do Quartzo (alfa) |
Fig. 4 - Cristal de Quartzo (Estrutura ordenada, sem impurezas). |
- Material abrasivo (lixas) : explora a dureza 7 do Quartzo (escala de Mohs).
- Instrumentos ópticos - (O quartzo puro é transparente a translúcido, permitindo a passagem da luz sem distorção). Todavia impurezas ou defeitos de estrutura podem conferir-lhe coloração e perda de transparência, tornando-o opaco. Exemplo: quartzo fumado, citrino, ametista, ...).
- Pedras preciosas (gemas) -Exploração da cor.
Jóia de quartzo (ametista) A família do Quartzo, e as suas várias variantes.
Fig. 8 -Quartzo - Amores de perdição- Desenvolvimento de relógios eletrônicos (relógios de quartzo), e instrumentos de precisão (Tunning fork).
- Agregado em materiais e asfaltos na construção civil
- Joias e ornamentos - Cabochão entre outras. (variantes coloridas de quartzo)
- Há uma população imensa que explora as propriedades energéticas positivas e curativas dos cristais e minerais. A abordagem deste assunto é feita de modo não científico (Ui! Ui!, cuidado com a exploração das sensibilidades humanas- "A bíblia dos cristais-J. Hall).
Fig.9 - Gemas -facetadas, várias - Facilitar o esclarecimento dos pensamentos e reforçar a concentração -Medicina Alternativa) UI!UI!
![]() |
Fig.10 -Cortes do Quartzo |
Fig.11 -Ultrasons em medicina. |
- Referiu-se, em texto anterior, que as ciências exactas podem complicar a vida ao snr. estudante e não só. Veja-se comode uma simples rocha (seixo) pode estar relacionada com a actividade humana. Até agora, talvez tenha já ficado o leitor com a noção de que um cristal é diferente de mineral.
- A mesma composição química (Si O2), permite arranjos espaciais diferentes (habitat). A unidade fundamental da estrutura é baseada num tetraedro, que pode distribuir-se no espaço de diferentes maneiras [Não se avança aqui com mais detalhes. No caso do quartzo com a mesma composição química e a mesma unidade estrutural (tetraedro) pode assumir três estruturas diferentes : quartzo, cristobalite e tridimite. Esqueçam-se estes pormenores.]
- A cor não é suficiente, como critério, para distinguir e classificar cristais (exemplo do quartzo).
- Uma das técnicas para classificar cristais é através da difração de R.X., e nos casos mais simples, por inspecção visual. Todavia nem sempre é possível tipificar um mineral (ou cristal), sendo então necessário recorrer a outras técnicas.
- Teste o seu conhecimento sobre gemas. Visite (por. ex.) : "https://fiercelynxdesigns.com/collections/shop-by-stone"
- Visite a galeria Smithsonian Museum: " https://www.si.edu/spotlight/geogallery"
- Visite o sítio, para puro deleite da beleza de gemas variadas:
- https://www.gemselect.com/other-info/gemstone-list.php
Atenção ao cristal de quartzo e à decomposição da luz branca!
domingo, 28 de julho de 2024
ROCHAS - Passado, presente e futuro.
Em texto anterior, focámos o interesse principal no granito (e como já se sabe há muitos). A olho nu e por observação directa, pode tirar-se algumas conclusões mas nem sempre fiáveis. De um modo geral, as rochas ígneas têm historial conhecido, representado esquematicamente na Fig1.
![]() |
Fig.1 - A velocidade de arrefecimento do magma influencia as rochas ígneas (granito :arrefecimento lento; vulcânicas :rápido) |
![]() |
Fig.3. Dora e uma das suas suas gemas |
![]() |
Fig4.-Foto macro (Granito- Capela S. Cristo) Grão grosseiro-médio |
![]() |
MAPA -1 - a) Maciço de Morais e de Bragançab) Sinforme de Alcanices (superfície concava)Bibliografia (carregar aqui)Bibliografia 2 (Carregar aqui -Colisões antigas) |
![]() |
MAPA -2 - Reconstrução da Orogénese Varisca Europeia {Península Ibérica incluída, parte inferior esquerda na foto} |
Como se depreende do Mapa-2, o choque das placas originou uma reconfiguração completa do continente europeu, onde placas tectónicas e oceanos desapareceram para dar origem a um nova geografia e equilíbrio entre as placas, com formação de cadeias de montanhas e novos oceanos. A sucessão de acontecimentos colisionais do PALEOZOICO (v.g., Caledoniano, Appalaches-Varisca, Ouachita, Urais) estão associados à génese da criação do supercontinente Pangea. A cintura Varisca extende-se por toda a Europa, tal como indicada no mapa, e representa um pequeno segmento que com os Apalaches na América, os Urais na Rússia, entre outros fazia parte de uma cintura que no Paleozoico final abrangia toda a terra. Colisões prévias às colisões da Oregénese Varisca (ou das suas precedentes Hercínica e Armoricana), a península sofreu também as consequências da posterior Oregénese Alpina [com menos intensidade no território português] e particularmente visível nos Alpes. As consequências da reconfiguração do continente europeu são muito profundas e a área da sua influência fez-se sentir desde Portugal à actual Europa Central (V.Mapa-2; belt-cintura)
Mapa 5 - Configuração da Terra (280 MA) |
Na actualidade esta mudança continua, (Formação dos Himalaias). Em termos genéricos, uma placa pode deslocar-se a cerca de 5 m/ano, que ao longo de milhões de anos pode significar distâncias enormes.
Estes acontecimentos produziram a cintura varisca europeia, estendendo-se por Inglaterra, NE-Portugal, Sul de Espanha (Mapa 2).
Relíquias do passado, observáveis no território de Angueira e São Joanico( bem como em Serapicos e aldeias marginais da Ribeira).
Como já se referiu não existe estudo detalhado desta porção da Ribeira [São Martinho, Angueira, Serapicos, São Joanico - pelo mínimo]. Felizmente, existe uma descrição sumária feita por geólogos espanhóis {Memória_27.pdf}. Neste texto é abordado o "Complexo-Vulcano-Sedimentário Mora-Saldanha", citando:
"...Nuestros trabajos han aportado critérios estratigráficos a esta subdivision PS (..de Dias da Silva (2014)) de edades Câmbrico superior a Silúrico de afinidade gondwânica. EL PI contiene, unicamente depósitos sin-orogénicos variscos, de edades Devónico Superior e Carbonífero inferior que se vieron na parada anterior".
Fig.1A -Rocha xistenta (junto à Ponte da Ribeira de Angueira) |
![]() |
FIG.2 A-Rocha na Pontelhina (foto A.T.) |
Fig-3.SJ -Rocha (Ponte de São Joanico) |
![]() |
Fig.4A -Belo exemplar decorativo. (Coleção particular/com autorização) |
![]() |
Fig. 5A - Cristal de Pirite (Ouro dos Tolos) |