quinta-feira, 13 de junho de 2024

 Geomorfologia- Formas do Granito

Sites aconselháveis (Vide Tabela abaixo s.f.f.)

É normal pensar-se que a Geologia é uma ciência menor. Talvez não seja bem assim. Para compreender o mundo que observámos, rios, massas graniticas, paisagens, montanhas, ... é necessário  entender alguns pressupostos. A descrição das formas de granito (geoformas), registadas nas fotografias, envolve a assumpção de alguns princípios básicos: 

  • a) UNIFORMITARIANISMO -i. e: os fenómenos geológicos que ocorrem hoje são os mesmos que ocorreram no passado.
  • b) Tectónica das placas: suporta a ideia de que aterra se quebrou em várias placas, cada uma delas seguindo o seu próprio caminho, com dinâmica própria. As montanhas, a cadeia de serras hoje observadas são consequência desses acontecimentos geológicos colossais.
  • c) O tempo geológico (na escala de 1 milhão de anos) não é facilmente entendido, quando comparado com o tempo de vida humana (80 anos, par fixar um número). Tem profundas consequências no aspecto religioso. 
  • A vida da Terra é, geralmente tomada como : 4,57 mil milhões de anos, tempo de formação da Terra enquanto parte do sistema solar! Então, para simplificar, é conveniente vêr:
    1. Leis do UNIFORMITARIANISMO
    2. Deriva dos continentes : Pangea- clique aqui
    3. Tempo geológico : Tempo Geológico_clique aqui
    4. História da Terra:  História da TERRA Clique aqui
    5. Introdução do tema pelos estudantes de Miranda do Douro aemd _ clique aqui
    Quanto vale a vida terrena  do homem comparado com a suposta idade da criação da TERRA?
    Resposta : (80 ano)/(4.57 000 000 000 ano)= ?

    ****************************************************************************

    NOTA: É obvio que a formação básica dos leitores não permite compreender, em profundidade o tema do granito, mas estas breves noções introductórias talvez permitam uma melhor observação dos blocos de granito de Angueira, aliás escondidos num matagal imenso. E mostrar que a NATUREZA é uma entidade muito complexa, mas que possui e obedece a certas regras.

    ***************************************************************************

    BLOCOS DE GRANITO, que reflectem a fusão  da matéria quando a massa magmática do interior da terra irrompe em direcção à superfície. A geometria elíptica observada nas Fig.1 e 2 (mais ou menos semelhantes) já é consequência dos fenómenos de degradação da rocha (weatherism). {Vêr nota anterior}. A fig.2 -bloco de Angueira revela fenómenos de desgaste atribuível  a metamorfismo associados a reações quimicas do feldspato, à acção da água e dos ventos (parte inferior da imagem).. Os detritos acumulados na base irão sendo destruídos (não esquecer milhões de anos),que acabam em areias conduzidas aos rios e levados ao mar, entrando no conhecido circuito do ciclo das rochas!


    La caballera(Espanha)

    Fig.2-Bloco de Granito (Angueira-foto
    )


    Metamorfismo (transformação do granito/ciclo das rochas)



    Bloco de granito( desgaste(weathering) +erosão)
    Esta foto mostra os efeitos da degradação da rocha (granito) , com a divisão da rocha em vários blocos, entre eles o pedúnculo-massa frontal esquerda. Este revela a característica destruição do tipo "cebola" devido  às variações de temperatura. A acção química revela a produção dos tufones (fácilmente identificáveis na foto abaixo).







    Geoforma_2  de granito


    Metamorfismo do granito/Ciclo das rochas




    Veja-se a existência de "tufones" e o desgaste do bloco na parte inferior. Um dia ruirá. A foto foi manipulada para melhor observação da pia na parte inferior do bloco.



    POR HOJE, basta! Não esquecer, que a compreensão do mundo que nos rodeia não é tarefa fácil. Sugere-se (aos interessados) uma pesquisa de livros de geologia (normalmente em inglês):

    "An Introduction to geology .pdf"

    Bom Santo António, mas cuidado com os beatos!

    Sem comentários:

    Enviar um comentário