domingo, 25 de setembro de 2011

Capela de São Miguel - Data de construção provável

Capela de São Miguel e o Mosteiro de Moreruela

A Capela de São Miguel está localizada num vale, abrigada de ventos extremos. Anteriormente, sugerimos que este vale poderia ter sido palco da refrega descrita pelo Abade de Baçal. A descrição figurativa desta refrega  encontra-se ilustrada abaixo, trabalho realizado  por R.F. Os elementos figurativos principais estão focados no cavaleiro principal, combatendo pelas hostes cristãs e na deposição das armas pela parte muçulmana vencida.
Batalha imaginada -Campo de São Miguel/Serro/Cocolha

 Na parte superior, está representada uma alegoria com o Arcanjo São Miguel e o diabo a seus pés e a representação das virgens no âmbito da guerra santa islâmica. A Capela idealizada pelo "general", em caso de vitória está representada também na alegoria.  A imagem de São Miguel existente na Igreja não está em sintonia com esta alegoria, já que a imagem da Igreja constitui um exemplo recente, em que o Arcanjo é substituído por um general romano. O diabo em forma humanóide, esse, é comum a ambas. Uma análise detalhada permite verificar que está a fazer jogo duplo. Aos mouros acena-lhe com as virgens e o ouro perdido, e quanto aos cristãos perverte o claro pensamento das mulheres representadas e do ouro resultante da captura e  da espoliação aos mouros. No fundo, são as lendas da moura encantada na fonte da Cocolha e o ouro que ela potencialmente encerra. Fantasias de pintor ou talvez não!

Fig.1 - Data da Capela (Porta de entrada)

A Capela de São Miguel tem , acima da porta de entrada, uma data, como se indica na Fig.2. A data escrita parece indicar 1282. O algarismo "2" poderá parecer um "7", alterando completamente a sua datação. Porém, parece-nos que a data correcta será "1282" que se encaixa no período da dependência de Angueira do Mosteiro cisterciense de Moreruela, pois a data do foro de Angueira é de 1297(carta foral). Recorreu-se a um programa de computador e sustenta a data indicada "1282", em desfavor de "1782", ou ainda"1787" dado o seu picotado. Pelos números se pode verificar que o artífice que trabalhou a pedra, não era eximio no tratamento da cantaria.  Em particular, o número "8" , adivinha-se pela sua simetria. Uma das normas indicadas no foro de Moreruela, permitia a sepultura em Angueira, recebendo o Mosteiro parte dos bens em troca, e provavelmente seria a zona envolvente da Capela o local do repouso eterno. Parece também ser claro que as freguesias de Palaçoulo e Àguas Vivas andam associadas à gestão religiosa de Moreruela, e como tal, seria normal que houvesse encontro das suas populações pela festividade de São Miguel.

Fig.2 - Visão parcial do Mosteiro de Moreruela.

Já referimos que não é totalmente claro se foi o Mosteiro de Moreruela  que deu origem à construção da Capela, podendo esta ser de data anterior. A questão prende-se com o citado" general" que segundo o Abade de Baçal teria sido o impulsionador da sua construção. Há um dado que escapa. Qual a fonte do ilustre Abade de Baçal, perito nestas andanças,  para fundamentar a sua versão? De facto, à época da importante influência do mosteiro de  Moreruela, já as lutas entre cristãos e mulçulmanos na zona estariam encerradas. Daí , se ter concluído anteriormente, para um período anterior como data da sua construção. Provávelmente, o Mosteiro teria contribuído com  o embelezamento da Capela que poderia ter sido tão somente a mudança da fachada principal para granito, em substituição do xisto que constituiria a capela original, certamente modesta como símbolo desses tempos. De referir que a pia baptismal (de granito) ainda se encontrava lá em tempos recentes.
Nesse período, em plena idade média, o pensamento religioso era provavelmente comum a todas as comunidades religiosas, sendo particularmente recorrente o tema do inferno, das almas e da concepção do Arcanjo São Miguel. Conceptualmente, não seria muito diferente de uma existente em Espanha (Fig.3)
da mesma época (Sec.XIII)



 Fig.3 - Capela de Seriguela (Sec.XIII).

Conclusão:  Para aligeirar o texto indicámos, apenas, os pontos capitais da Capela de São Miguel. A verdadeira história dos factos não se conhece ainda. Crê-se que os documentos do Mosteiro de Moreruela e o seu Arquivo poderão lançar mais alguma luz sobre a data da  sua fundação. Com base na história do general citado, enquanto eremita e guerreiro, poderia este  ter sido um monje templário? De onde vem a tradição dos cruzados, representados pelas crianças nas festividades religiosas ainda não há muito tempo? Qual a relacção entre os monjes de Moreruela e os monjes guerreiros? Sendo os monjes os detentores da cultura por excelência não saberiam eles coisas que não trasmitiram , comunicaram oralmente ou através da pregação. Não será  esta lenda, o eco desses factos? Angueira era uma Comenda da Ordem de Cristo. Qual a sua origem?  Eis um bom tema para um estudante de história da regiâo. (VE_2011).

Sem comentários:

Enviar um comentário